Unipaz: Jogos cooperativos

Nesse seminário, Fábio Brotto trouxe aspectos de sua própria caminhada na Unipaz e com os Jogos Cooperativos. Para ele Jogos Cooperativos trata da cultura de paz  com a cooperação. A sustentabilidade de uma cultura de paz esta baseada em  diferentes aspectos, e um deles‚ os jogos cooperativos. Cooperamos quando estamos inteiros enquanto pessoas e abertos a identificar e expor limitações. Trabalhamos o conceito de inclusão e exclusão, abundância e escassez.

Ele nos fez refletir sobre a importância da persistência na caminhada. Segundo ele se uma pessoa ou empresa não está aberta e não reconhece que precisa de ajuda não conseguiremos levar nenhum tipo de cooperação. “O tempo todo estamos buscando algo que nem você nem eu trazemos, mas para encontrar precisamos de tudo o que cada um de nós traz.”

Criamos o nome da turma a partir de uma dinâmica em grupos. Buscamos uma palavra que retratasse o sentimento que cada pessoa tinha naquele momento. Das várias palavras buscamos uma que representasse o grupo e enviamos quatro pessoas cada uma com a palavra de seu grupo para formarem outro grupo pequeno que, então, buscasse uma nova palavra, que ainda não tinha sido usada e a qual envolvesse o sentimento dos quatro grupos. Dessa forma chegamos ao nome da turma.

Unipaz/DF

Fábio Otuzi Brotto é Bacharelado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1989) e Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1981). Atualmente é focalizador do Projeto Cooperação – Comunidade de Serviços Ltda., docente de curso de especialização do Centro Universitário Monte Serrat e da Universidade Holística Internacional de Brasília/Unipaz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s