Bom Jesus da Lapa – romaria 2010

Devotos do Bom Jesus da Lapa saem em procissão na tarde desta sexta-feira, 6, dia oficial da romaria na cidade de Bom Jesus da Lapa (a 777km de Salvador) para a despedida dos peregrinos do Santuário do Bom Jesus da Lapa, igreja que foi construída numa gruta. Após a procissão, acontece a missa às 18h, ponto mais alto do dia, que é marcada por devoção, fé, orações e manifestações pessoais. A estimativa da Polícia Militar é que 60 mil romeiros estejam no município de 70 mil habitantes para a 319ª romaria.
A cidade é conhecida como o terceiro maior ponto de peregrinação católica do Brasil, ficando atrás apenas de Juazeiro do Norte e Aparecida do Norte. Este ano, a estimativa dos organizadores é reunir cerca de 450 mil pessoas durante o período da romaria do Bom Jesus. Em 2009, foram 300 mil peregrinos na cidade.
De acordo com o reitor do santuário, padre Roque Alves, a recuperação das estradas de acesso ao município e o ano político contribuíram para o aumento no número de visitantes. O padre disse ainda que durante o ano a expectativa é que 1 milhão e duzentas mil pessoas visitem o santuário.
Começo – Há mais de 300 anos, os peregrinos visitam a gruta do Bom Jesus, após o português Francisco de Mendonça Mar – que caminhou de Salvador até a margem do São Francisco e Nossa Senhora do Soledade, descobriu a gruta e fez dela sua moradia. No início, os devotos chegavam a pé, em montarias ou em embarcações pelo Rio São Francisco.
Após a abertura da estrada, na década de 1960, os caminhões, conhecidos como paus de arara, passaram a ser o meio de transporte utilizado para acesso ao local. Desde a proibição do transporte de pessoas em caminhões, os peregrinos utilizam os ônibus para chegar à cidade.  Michele Mendes – A Tarde on line.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s