Dia do Bibliotecário

DIA DO BIBLIOTECÁRIO – 12 DE MARÇO

O Dia do Bibliotecário – 12 de março – é comemorado em homenagem aos profissionais da informação e celebra a data do nascimento de Manuel Bastos Tigre, jornalista, escritor, poeta e primeiro bibliotecário concursado no Brasil.

Nestes novos tempos em as tecnologias da informação e da comunicação revolucionam as mídias, aproximam pessoas e dilatam o tempo, o profissional da biblioteconomia vê o seu perfil ser alterado e adaptado a novas necessidades. Informática, telecomunicações, aprendizado contínuo e gestão da informação e do conhecimentos são áreas a serem dominadas pelos bibliotecários do século XXI.

O desafio é olhar e agir para além muros físicos da Biblioteca, trabalhando-a mais como conceito de gestão e menos como local físico de guarda, organização e manutenção de publicações. Biblioteca como conceito é um ambiente, virtual ou real, teleacessado ou visitado fisicamente, que favorece a organização e a disseminação da informação. Esta nova identidade da atividade possui considerável valor para pessoas e organizações. Estamos caminhando celeremente para uma sociedade do conhecimento, onde a informação permeia todos os nichos.

Neste dia, sinto-me homenageada e deixo meu abraço a todos os colegas profissionais bibliotecários pelo Brasil inteiro, que, com dedicação, esmero e humanidade, colaboram para a construção de um mundo melhor, onde a informação favorecerá um desenvolvimento econômico humanizado e socialmente integrativo.
Uma sociedade melhor sempre surgirá de uma sociedade de leitores. Nosso trabalho, como sempre, fará a grande diferença!

Um comentário sobre “Dia do Bibliotecário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s