Tomar a vida nas próprias mãos

Acabei de ler o livro Tomar a Vida nas Próprias Mãos, da escritora alemã Gudrun Burkhard. É um livro muito interessante e que me permitiu um novo olhar sobre a vida. Segundo Gudrun, a vida humana é dividida em ciclos de sete anos que são chamados de setênios. Esse estudo se constitui em bases para estudos biográficos.

Os setênios vão da infância à velhice, e são regidos por leis cósmicas. O 1º setênio dos 0 aos 7 anos; o 2º dos 7 aos 14 anos; o 3º dos 14 aos 21 anos, o 4º dos 21 aos 28 anos o 5º dos 28 aos 35 anos, o 6º dos 35 aos42 anos, o 7º vai dos 42 aos 49 anos, o 8º dos 49 aos 56 anos, o 9º dos 56 aos 63 anos e do décimo setênio em diante, após os 63 anos ainda sendo pesquisado, em função do aumento da expectativa de vida do ser humano.
Ela descreve várias características próprias de cada setênio que no meu entender, são características do desenvolvimento humano físico, mental e espiritual.

Destaquei para reflexão:
“cada ser humano pode ser um jardineiro de seu próprio pomar para saber quando é a hora de plantar, adubar, regar e depois colher os frutos”.
“ é como se no dia-a-dia tocássemos um instrumento musical. A cada época temos tons diferentes e no final da vida tudo se compôs como parte de uma grande sinfonia.”
“a própria vida é um caminho de iniciação; temos apenas de aprender a olhá-la e vivê-la conscientemente”…

11 comentários sobre “Tomar a vida nas próprias mãos

  1. Querida Almira:Fiquei encantada com seu blog, um capricho como tudo o que voce faz!Este livro, claro que já estou buscando para ler!! rrrr. As reflexões são excelentes,através dele podemos sentir a pessoa sensivel que é voce!Bem,falando em trabalhos , são lindooooooosssss!!Um grande beijoNeide

    Curtir

  2. Adore, tomei a liberdade e mandei para minhas comadres cearenses, pois elas são de livros e artesanatos, uma inclusive é bibliotecária como você. Talvez vocês até se conheçam.Bjos e parabéns.Alexandrina

    Curtir

  3. Almira, adorei o seu blog. Ficou muito legal. Dá para ver o carinho e o capricho que você montou. Aliás, podia até imaginar mas não sabia que você era tão eclética. Agradeço o privilégio de poder conhecer um pouquinho mais sobre você, sobre os seus gostos pela música, pelo artesanato que eu adoro, sobre a sua literatura favorita e sua família. A dica do livro me chamou a atenção. Vou conferir. Bj grande. Tânia”

    Curtir

  4. Almira, parabéns pelo seu blog. Fiquei encantada com tudo que li e principalmente por ter tido o privilégio de conhecer um pouquinho de você, dos seus gostos pela literatura, pela música, pelo artesanato que amo muito, sua família. Adorei. bjs.

    Curtir

  5. Olá, Almira,Detive-me a ler o seu blog. Assim pude conhecer um pouco de você.Posso dizer que é uma mulher eclética. Fica aqui meus agradecimentos pelos parabéns do meu aniversário. Achei super legal a sua página.Abraços,

    Curtir

  6. Oi Almira,que prazer em receber seu email,adorei o blog, está ótimo, vou mandar o endereço para uma amiga que faz muito artezanato.Como estão os meninos?beijos a todosThereza

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s