Sobre o hábito da leitura

Hoje quero falar sobre o hábito da leitura e do encontro com os livros. As pesquisas mostram que os brasileiros estão lendo mais embora eu saiba que principalmente, no interior desse país, muita gente ainda não conta e não conhece uma biblioteca nem salas de leitura.


Como bibliotecária fico muito preocupada e pretendo auxiliar nesse processo, principalmente em cidades bem pequenas do interior, criando bibliotecas ou salas de leitura. Um espaço para onde crianças e jovens possam conhecer livros e buscar desenvolver o hábito da leitura. Acredito que a convivência com o ambiente de biblioteca ou salas de leitura, esse contato físico com os livros e o seu manuseio vão ajudar a despertar o interesse pela leitura e pelos livros.
Uma das frases mais lindas sobre o livro que eu já li, diz que: “o livro se constitui um instrumento privativo do saber, da reflexão e da expressão, um meio indispensável de educação permanente e também poderoso fator de participação na vida cultural. Deve portanto, corresponder às necessidades e aspirações de todos e estar ao alcance do maior número possível de pessoas.” Esta frase retirei de um livro, é atribuída a Fábio Lucas, mas mesmo pesquisando não consegui identificá-lo e nem referenciá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s